UEPB - Repositório Digital

Recursos tecnológicos digitais no ensino remoto de matemática: Análise dos docentes e gestores das escolas públicas de Santa Luzia, Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Batista, Rayssa de Andrade
dc.date.accessioned 2022-05-12T15:19:49Z
dc.date.available 2022-05-12T15:19:49Z
dc.date.issued 2021-09-08
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26727
dc.description BATISTA, R. A. Recursos tecnológicos digitais no ensino remoto de matemática: Análise dos docentes e gestores das escolas públicas de Santa Luzia, Paraíba. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Ao decorrer da situação pandêmica causada pela doença nomeada COVID-19, fez-se necessário o isolamento social para conter o avanço da contaminação da população, o que gerou a paralisação das aulas presenciais no país e no mundo, sendo assim decretado posteriormente o ensino remoto. Diante deste cenário, o presente trabalho teve como objetivo identificar quais os Recursos Tecnológicos Digitais usados por professores de matemática do ensino fundamental e as procedências quanto ao ensino remoto nas instituições públicas em que atuavam. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa e quantitativa, uma pesquisa organizada em duas etapas: a primeira que se aproximou de uma revisão integrativa, através de um levantamento de estudos publicados em quatro (4) repositórios on-line no período de 2019 a 2021. Na segunda etapa, aplicou-se um questionário on-line semiestruturado com três professores de matemática de instituições públicas distintas de uma cidade do sertão paraibano e seus respectivos gestores para identificar metodologias de ensino, recursos tecnológicos usados em aulas remotas e o papel da escola em disponibilizar tais recursos para os professores. Como resultado, pode-se observar o uso de Recursos Tecnológicos Digitais pelos professores, uso de metodologias ativas com foco no aluno como agente principal em suas aulas, já para os gestores escolares propôs planejamentos semanais em meio ao reajuste ao ensino remoto e disponibilidade de materiais, tanto para alunos quanto professores de matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Vinícius Reuteman Feitoza Alves de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Docente de matemática pt_BR
dc.subject Gestor de escola pública pt_BR
dc.subject Recursos tecnológicos digitais pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title Recursos tecnológicos digitais no ensino remoto de matemática: Análise dos docentes e gestores das escolas públicas de Santa Luzia, Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta