dc.description.abstract |
O artigo tem como objetivo desenvolver um estudo sobre a aplicabilidade do ensino de modo interdisciplinar, relacionando a disciplina de Educação Física com a Física por intermédio da Biomecânica, no contexto escolar; na disciplina de Ciências; nas séries finais do ensino fundamental. Abordaram-se alternativas interdisciplinares por meio de modalidades que compõem o atletismo: salto em distância, corrida de pista 100 metros rasos e corrida com obstáculos, nas aulas de Educação Física escolar. Além disso, trabalhou-se o jogo do cabo de guerra como atividade extra. Desse modo, o discente associou, na prática das atividades, os conceitos das disciplinas relacionando-as aos jogos, exercícios físicos e brincadeiras. Realizou-se uma pesquisa de campo comum a abordagem qualitativa, considerando que existe a necessidade de uma intervenção que tenha como objetivo contribuir com a mudança do atual cenário educacional escolar, tendo em vista que os alunos apresentam múltiplas dificuldades na aprendizagem, principalmente, no conteúdo de Física na área de Ciências. Por conseguinte, haja vista que a Biomecânica tem como objetivo central estudar o movimento humano e suas características, as quais também são comuns a diferentes áreas do conhecimento, como a Cinesiologia que tem a finalidade de entender as forças atuantes sobre o mesmo para evitar lesões e melhorar seu desempenho. Um aspecto relevante no que diz respeito às características no estudo da Biomecânica é que a mesma tem como pilar as leis da Física, por exemplo, as leis de Newton. Portanto, considerando a forte relação interdisciplinar que existe entre a Física e a Educação Física, pode-se proporcionar aos educandos novas possibilidades para que os mesmos compreendam os conteúdos de uma forma mais ampla e didática, trazendo a Física para o cotidiano. Dessa forma, ampliam-se os níveis de conhecimentos em relação à Física e seu forte elo com outras áreas da ciência. Além do mais, melhora-se o rendimento escolar e o processo de ensino-aprendizagem. Assim, as atividades executadas na pesquisa possibilitaram meios para se abordar a Física e a Educação Física tendo como fator interdisciplinar a Biomecânica. Além disso, o aluno pôde vivenciar os conteúdos de forma didática e motivadora por meio da utilização de práticas esportivas. Por fim, haja vista que o nível de aceitação da Educação Física escolar é considerável e ao passo que a mesma é relacionada aos conteúdos ministrados em sala de aula, associando-se teoria e prática no cotidiano dos estudantes, de modo interdisciplinar, abre-se um leque de novas possibilidades para o ensino de Física nas escolas.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Física. Educação Física. Biomecânica. |
pt_BR |