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São evidentes, os impactos econômicos que uma pandemia pode trazer para a sociedade mundial, principalmente em países subdesenvolvidos, como é o caso do Brasil, fazendo-se necessário a utilização pelo Governo de indicadores macroeconômicos para mensurá-los. Contudo, esses dados são expressos de maneira geral, podendo não refletir a real situação econômica local, como a da cidade de Patos, Necessitando uma avaliação desses indicadores na economia Patoense. Por isso o presente trabalho teve como objetivo avaliar os impactos econômicos ocasionados pela pandemia de covid-19 na cidade de Patos-PB. Para isso foi realizado uma análise comparativa dos principais indicadores econômicos nos períodos anteriores e durante a pandemia, avaliação do impacto das políticas macroeconômicas utilizadas na crise sanitária e dos efeitos econômicos às micro e pequenas empresas da cidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por que buscou avaliar, por meio de amostragem, os impactos causados pela pandemia de covid-19. O universo pode ser identificado como todas as micro e pequenas empresas da cidade, representando mais de 3 mil negócios cadastrados. Porém na inviabilidade de analisá-lo, alguns critérios foram utilizados de maneira convencional, delimitando uma amostra de 70 micro e pequenas empresas entrevistadas. O trabalho foi realizado em duas etapas. A princípio, foi feito uma revisão teórica, por meio de livros, artigos e posteriormente ocorreu a aplicação de questionário eletrônico, como também impresso de 32 perguntas objetivas e discursivas para avaliar os efeitos pandêmicos de covid-19, tendo como público-alvo micro e pequenas empresas patoenses. Após o estudo de campo, os dados coletados foram analisados por meio de gráficos eletrônicos para melhor visualização. Com a avaliação dos resultados, utilizou-se da Administração para propor medidas com intuito de amenizar os efeitos da pandemia na economia. A cidade de Patos-PB, que vinha em constante crescimento econômico, sofreu com os impactos da pandemia de COVID-19. Com um comércio que prezava pela proximidade do cliente com a empresa física, teve que se reinventar utilizando o e-commerce e investindo em mídias sociais para vender seus produtos e serviços. A alta dos preços provocou queda de faturamento e consequentemente demissões ocorreram. Com isso, ficou constatado os efeitos econômicos negativos às micro e pequenas empresas da cidade de Patos-PB. |
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