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Este trabalho objetiva analisar a narrativa Raul da Ferrugem Azul, de Ana Maria Machado (1979), centrando-se no estudo analítico de seus personagens principais, buscando, num segundo momento, identificar e apontar as fragilidades do personagem Raul, dentre elas o medo de encarar situações novas, metaforizadas na narrativa pela ferrugem que comparece no seu corpo toda vez que determinada situação o convoca a tomar uma atitude e ele não consegue enfrentar. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que a experiência de Raul pode ser a de muitas crianças que passam pelas dificuldades que o protagonista enfrenta ao longo da narrativa. A análise da obra nos possibilita afirmar que muitos leitores poderão se identificar com as vivências do menino que se transforma ao longo da história e amadurece, graças ao contato com os amigos que faz no decorrer do enredo, tanto crianças quanto adultos, os quais se mostram indispensáveis para a construção da identidade de Raul. Trata-se de um estudo bibliográfico, que buscou aporte teórico em trabalhos como os de Abramovich (1997), Cunha (2003), Palo (2003), Lajolo (2004), Aguiar (2009), Andrade (2010), Ávila (2018), Azevedo, (2020), Vecchi, (2020). A análise conclui que a leitura de narrativas como Raul da Ferrugem Azul pode contribuir para a formação de leitores, devido seu caráter lúdico e, ao mesmo tempo, reflexivo. |
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