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O presente trabalho objetivou analisar a dinâmica comercial de Juazeirinho, pequena cidade do Seridó paraibano. Devido a complexidade de estudar as infinitas formas que o comércio apresenta, foram escolhidos dois tipos principais, sendo um fixo e outro periódico. O primeiro é a feira livre, atividade informal que originou o munícipio e apresenta-se atualmente uma vez por semana, portanto, torna-se integrante do espaço urbano e inerente ao cotidiano dos juazeirinhenses. Já o segundo tipo são os estabelecimentos formais, que caracterizam o comércio fixo. Estes por sua vez, apresentaram um crescimento nos últimos cinco anos e são responsáveis por oferecer modernas maneiras de pagamentos e propagandas. Através do segmento de confecções, foi possível perceber as consequências das modernizações globais inseridas no lugar, fato comprovado pela pluralidade de estabelecimentos, que são: boutiques, malharias e lojas filiadas as redes de comércios. Além disso, foi constatado que a feira em alguns momentos, tenta se aproximar das lojas, principalmente ao espalhar manequins nos logradouros da cidade. Ela se beneficia parcialmente dos desejos disseminados pelo comércio formal, pois disponibiliza a preço mais baixo e com qualidade menor, produtos propagados, sobretudo, nos desfiles de apresentação das novas coleções. Para tanto, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: observações empíricas, registro fotográfico e aplicação de 25 questionários semiestruturados, sendo 20 aos feirantes e 5 aos lojistas. Dentro desse contexto, a teoria dos dois circuitos da economia urbana foi imprescindível para mostrar a interdependência existente entre estas formas comerciais distintas, visando garantir o consumo exacerbado da população mais abastada e o mínimo das modernizações para a grande parcela dos menos favorecidos. Desse modo, a pequena cidade, que tinha o seu espaço comercial, marcado principalmente pelo modesto comércio, bem como a tradicional feira livre, se molda aos interesses capitalistas, através da manutenção do espaço comercial diminuto e da difusão paulatina de novas maneiras de consumo, assim como, modernos modos de vida. |
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