Resumo:
O ciberespaço surge como um novo campo às relações sociais e, dessa forma, à Geografia. Este meio constitui um campo de crescente interesse para a sociedade e para as áreas do conhecimento, entretanto, percebe-se uma escassez de estudos de Geografia à compreensão da temática. Este estudo visa a análise da interação social do espaço virtual evidenciada por meio dos ciberterritórios, por sua vez, entendidos nesta pesquisa como as comunidades virtuais e pelas práticas sociais presentes nas redes sociais Facebook, Twitter e Orkut. Para tanto, parte-se do método netnográfico proposto por Kozinets apud Amaral (2010) e do pressuposto da realidade como fruto da ação humana. Objetiva-se, dessa forma, a identificação do ciberespaço como campo de pesquisa da Geografia, bem como, evidenciar as territorialidades presentes neste meio através de estereotipações regionalistas.
Descrição:
SANTOS, R. A. dos. Ciberterritórios: estereótipos e estigmas regionais contra os nordestinos no ciberespaço. 2012. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.