UEPB - Repositório Digital

A Importância da releitura nos contos de fadas: diálogo entre Charles Perrault e Pedro Bandeira

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Fabiana Paulo
dc.date.accessioned 2022-05-18T20:08:43Z
dc.date.available 2022-05-18T20:08:43Z
dc.date.issued 2022-04-01
dc.identifier.other CDD 028
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26857
dc.description FERREIRA, F. P. A Importância da releitura nos contos de fadas: diálogo entre Charles Perrault e Pedro Bandeira. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo apresentar a importância das releituras dos Contos de Fadas tradicionais, através do texto Um par de tênis novinho em folha(2000) de Pedro Bandeira, no qual, segundo esta investigação, se apresenta como uma releitura moderna de Cinderela, versão de Charles Perrault. Para tanto, focamos na relevância que a literatura infantil e juvenil proporciona na vida de cada leitor, visto que colabora para o desenvolvimento educacional, emocional e psicológico da criança e do jovem. O estudo comparado, aqui apresentado, evidencia a atualização e a ressignificação dessas narrativas para o contexto atual. A releitura dos contos de fadas promove ao jovem leitor uma imersão ao mundo literário, plasmado em sua realidade, com isso incorpora ao texto literário clássico um continuum de significações. Nossa pesquisa é de cunho bibliográfico, onde nos embasamos nos Regina Zilberman e Ligia Cademartori Magalhães (2006), Nelly Novaes Coelho (2000), Tereza Colomer (2017) dentre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela Neres Araújo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Contos de fadas pt_BR
dc.subject Releituras pt_BR
dc.title A Importância da releitura nos contos de fadas: diálogo entre Charles Perrault e Pedro Bandeira pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta