UEPB - Repositório Digital

A gíria no livro didático de língua portuguesa: analisando concepções e abordagens para o ensino

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santana, Laíla Carla Marques
dc.date.accessioned 2022-05-18T20:14:34Z
dc.date.available 2022-05-18T20:14:34Z
dc.date.issued 2022-04-01
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26858
dc.description SANTANA, L. C. M. A gíria no livro didático de língua portuguesa: analisando concepções e abordagens para o ensino. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Estudos apontam que, na contemporaneidade, as formas de se comunicar se remodelam dia após dia, em virtude disto, o uso das gírias na fala dos indivíduos é algo que vem sendo demarcado quase que em sua totalidade. Por esta razão, esta pesquisa propõe investigar o uso das gírias no material didático de Língua Portuguesa e as vertentes de ensino desse material, fundamentadas pelas concepções de Bagno (2007; 2017), Marcuschi (2007), Preti (2000), Patriota (2004) entre outros. Para tanto, escolheu-se um manual utilizado na rede particular de ensino no estado da Paraíba, mais precisamente na cidade de João Pessoa - PB. Em seguida, fez-se uma análise qualitativa de cunho interpretativo acerca das atividades propostas no material sobre o uso das gírias. Desta análise, averiguou-se que o material selecionado demonstra definições pertinentes sobre a concepção de língua em seu caráter interacional, no entanto, as atividades propostas sobre o vocabulário gírio deixam transparecer um viés de ensino ainda voltado para a norma padrão. Constatamos, portanto, que o tratamento acerca das gírias no LD é algo pouco aparente, o que implica afirmar que o manual didático ainda necessita de uma reformulação que permita aos alunos um conhecimento de línguas e seus contextos de uso bem como a percepção e afirmação das suas identidades discursivas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Monique Alves Vitorino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gíria pt_BR
dc.subject Variação pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title A gíria no livro didático de língua portuguesa: analisando concepções e abordagens para o ensino pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta