dc.description.abstract |
Estudos apontam que, na contemporaneidade, as formas de se comunicar se remodelam dia após dia, em virtude disto, o uso das gírias na fala dos indivíduos é algo que vem sendo demarcado quase que em sua totalidade. Por esta razão, esta pesquisa propõe investigar o uso das gírias no material didático de Língua Portuguesa e as vertentes de ensino desse material, fundamentadas pelas concepções de Bagno (2007; 2017), Marcuschi (2007), Preti (2000), Patriota (2004) entre outros. Para tanto, escolheu-se um manual utilizado na rede particular de ensino no estado da Paraíba, mais precisamente na cidade de João Pessoa - PB. Em seguida, fez-se uma análise qualitativa de cunho interpretativo acerca das atividades propostas no material sobre o uso das gírias. Desta análise, averiguou-se que o material selecionado demonstra definições pertinentes sobre a concepção de língua em seu caráter interacional, no entanto, as atividades propostas sobre o vocabulário gírio deixam transparecer um viés de ensino ainda voltado para a norma padrão. Constatamos, portanto, que o tratamento acerca das gírias no LD é algo pouco aparente, o que implica afirmar que o manual didático ainda necessita de uma reformulação que permita aos alunos um conhecimento de línguas e seus contextos de uso bem como a percepção e afirmação das suas identidades discursivas. |
pt_BR |