Resumo:
Esta pesquisa vem tratar da transição do quinto para o sexto ano do ensino
fundamental e sua influência na aprendizagem de Matemática. Desse modo, o
objetivo deste trabalho é refletir sobre esse processo, através de uma pesquisa
qualitativa, na qual foram realizados questionários com alguns alunos e docentes de
uma escola pública do interior da Paraíba. A adaptação nesse novo ciclo de
aprendizagem com a introdução de novas disciplinas e horários de aulas, afeta o aluno
que precisa de suporte e acompanhamento por parte da escola e dos professores, já
que os mesmos apresentam maiores dificuldades nas quatro operações matemáticas,
influenciando diretamente na aprendizagem dos novos conteúdos do sexto ano.
Descrição:
DIAS, J. R. V. A aprendizagem de matemática na transição do quinto para o sexto ano do ensino fundamental. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.