Resumo:
A relevância cultural é um ponto a ser ressaltado quando feita a escolha e utilização do material didático como instrumento educativo, pois já sabemos que isto é pouco notável quando o professor não tem participação ativa na escolha do livro ou quando - na instituição educacional não se oferece outros meios além desse. Logo, o presente estudo busca refletir sobre os aspectos gerais que intercalam o livro didático de inglês e sua utilização, considerando a participação do professor na escolha do material e os fenômenos culturais que estejam presentes ou ausentes na composição dos conceitos e ideias contidos nos livros didáticos. Para a construção desta análise, apresentamos uma abordagem qualitativa, focando na experiência vivida, nas emoções e nos fenômenos culturais (STRAUSS; CORBIN, 1998, p. 10-11). Sendo assim, utilizamos as contribuições de Candau (2007), Coracini (2021), Leffa (2016) e Souza (1999), entre outros, como referencial para o desenvolvimento desta pesquisa. Portanto, apontamos como resultado que o livro de inglês como ferramenta de amplo acesso, deva promover discussões multiculturais e não se limite a ser um instrumento unicamente figurativo.
Descrição:
FERREIRA. V. O. O material didático e o ensino da língua inglesa: aspectos sobre a abordagem de elementos culturais e a função do professor na coletânea English do Sistema Sucesso. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.