Resumo:
O objetivo deste trabalho foi apresentar os mapas digitais com o uma alternativa viável para o ensino da linguagem cartográfica nas aulas de Geografia junto aos alunos do EJA (Educação de Jovens Adultos), na Escola João Rique Ferreira. No primeiro momento deste trabalho destaca-se através das pesquisas bibliográficas o uso da linguagem cartográfica para o ensino da Geografia. Nela descreve-se a importância da linguagem cartográfica na escola, em especial nas aulas de Geografia; de forma breve descrevemos as TIC‟s (Tecnologias da Informação e Comunicação), no cotidiano das pessoas. Apresenta-se, também, as ferramentas on-line disponíveis na Internet– em especial o Google Earth e o Google Maps e busca fazer uma relação entre tecnologias e a linguagem cartográfica, propondo o uso dessas ferramentas. Em seguida, apresentou-se os programas Google Maps e Google Earth, softwares on-line, de acesso gratuito, por onde é possível ter a visualização de fenômenos geográficos de qualquer parte do planeta. Por fim, foi relatado a experiência de uso do Google Maps, nas aulas de Geografia, na turma do 1º anos do Ensino Médio. A aula foi realizada no Laboratório de Educação à Distancia – modalidade de ensino abraçada pela Escola para este ano.
Descrição:
OLIVEIRA, É. G. da P. A utilização do Google Earth e Google Maps como recurso
didático para o ensino de Cartografia escolar. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.