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A pesquisa é a base da educação, ela assume e cumpre a função de emancipar o sujeito por ela formado/a na qualidade formal e política. Assim, deve ser vista na prática cotidiana dos agentes educativos envolvidos, entre eles/as docentes e discentes. Esse estudo, analisou a importância da pesquisa na formação de professores/as, a partir de licenciandos/as em Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) / Campus I. Para tal, foi aplicado um questionário por meio do Google Forms a 39 (trinta e nove) acadêmicos/as matriculados/as nos componentes curriculares de “Estágio em Ensino de Ciências” e “Estágio em Ensino de Biologia”. Os dados coletados foram organizados em gráficos mediante o programa Excel (2016), e as respostas discursivas, foram tabuladas e codificadas em Word (2016). Grande parte dos/as entrevistados/as, entendem que é importante o/a docente ter habilidade com a pesquisa, assim como, aborda que o currículo da sua IES contempla de forma regular a pesquisa científica, na qual, enfatizam que, houve muito pouco tempo dedicado a pesquisa no curso da formação superior. De acordo com o exposto, conclui-se que, a pesquisa nas áreas científicas e pedagógicas para a formação docente, constituem uma necessidade prevalente, pois apresentam lacunas elucidadas pelos resultados deste estudo. |
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