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Conflito e desenvolvimento na formação inicial do professor: um estudo de caso nos contextos do Estágio Supervisionado e da Residência Pedagógica

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dc.contributor.author Pereira, Welson dos Anjos
dc.date.accessioned 2022-05-24T20:45:24Z
dc.date.available 2022-05-24T20:45:24Z
dc.date.issued 2022-05-24
dc.identifier.other CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26894
dc.description PEREIRA, W. A. Conflito e desenvolvimento na formação inicial do professor: um estudo de caso nos contextos do Estágio Supervisionado e da Residência Pedagógica. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Inserido na perspectiva da Linguística Aplicada, em especial nos estudos sobre o trabalho docente na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (VYGOTSKY, 2008; BRONCKART, 2012[1999]; Bulea-Bronckart, 2016[2009]), o presente trabalho dedica-se a responder à seguinte questão: o que as dinâmicas dos temas e das figuras de ação nos registros de um diário reflexivo de um professor de português em formação inicial revelam a respeito do desenvolvimento desse profissional? De modo a responder à pergunta posta, estabelecemos dois objetivos: (I) identificar os temas presentes nos registros de um diário longitudinal de um professor de português em formação inicial; e (II) explicar a relação entre figuras de ação evidenciadas nesses registros e o desenvolvimento desse profissional. Os registros de diário em análise foram produzidos por um professor em formação inicial entre os anos de 2018 e 2019 em duas etapas: a primeira durante experiências de sala de aula em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede estadual de ensino no contexto da disciplina “Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II”; e a segunda durante experiências no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP) em turmas de 7º e 9º anos também do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal. Nossa análise revela que, no contexto estágio, os registros tendem a priorizar a descrição de aulas; já na PRP, as temáticas são plurais e compreendem desde a análise de aulas até a descrição de conflitos. Em relação às figuras de ação, nos relatos referentes ao estágio, predomina a figura de ação evento passado e definição, esta última aparecendo em discurso interativo. Já no contexto da RP, a figura de ação definição aparece mais associada ao discurso teórico, o que, para nós, é indício de desenvolvimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Bruno Alves Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Interacionismo sociodiscursivo pt_BR
dc.subject Desenvolvimento do professor de Português pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Residência Pedagógica pt_BR
dc.title Conflito e desenvolvimento na formação inicial do professor: um estudo de caso nos contextos do Estágio Supervisionado e da Residência Pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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