UEPB - Repositório Digital

A importância da categoria paisagem na geografia escolar: uma análise fenomenológica das paisagens urbanas da cidade de Campina Grande – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alencar, Alisson Clauber Mendes de
dc.date.accessioned 2013-12-06T14:57:10Z
dc.date.available 2013-12-06T14:57:10Z
dc.date.issued 2013-12-06
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2689
dc.description ALENCAR, A. C. M. de. A importância da categoria paisagem na geografia escolar: uma análise fenomenológica das paisagens urbanas da cidade de Campina Grande – PB. 2012. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho investigou como a paisagem geográfica da cidade de Campina Grande – PB, utilizada como um recurso metodológico pelo professor de Geografia pode vir a promover uma aprendizagem significativa de categorias da Ciência Geográfica. Para tanto, parte-se das materializações urbanas espacializadas e especializadas que compõem o mosaico paisagístico da cidade supracitada. A partir de tais proposições, este estudo possui como objetivo norteador demonstrar a importância da categoria paisagem na Geografia Escolar, tendo como recorte espacial para exemplificações a cidade de Campina Grande. Partindo deste, tem-se como objetivos subsequentes estabelecer correlações dos elementos do passado com os do presente e do local com o global, a partir de metodologias e recursos que proporcionem uma maior aproximação da teoria com o que é vivenciado no cotidiano dos discentes. Este estudo foi estruturado a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória, correlacionado com uma fundamentação teórica na qual foram contempladas as perspectivas de alguns teóricos e estudiosos que abordam as seguintes questões ou temáticas: a Prática de Ensino em Geografia, a Categoria Geográfica Paisagem e o método fenomenológico. Para tanto foram utilizadas as obras de Merleau-Ponty (1999), Relph (1979), Serpa (2007), Maciel (2001), Besse (2006) e Christofoletti (1985), dentre outras não menos importantes. Defendese, a partir destes apontamentos, o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem que considerem, no momento de suas aplicações, o estudante como agente participativo destes procedimentos, e não apenas como um mero receptador de informações. É importante que no processo de construção do conhecimento por parte dos educandos, o professor desfrute do que faz parte do cotidiano dos mesmos, a cidade e suas múltiplas paisagens, e os estimulem a pensar e ler de forma crítica o mundo metamórfico que se materializa cotidianamente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Daniel Campos Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da Geografia pt_BR
dc.subject Paisagem Geográfica pt_BR
dc.subject Fenomenologia pt_BR
dc.title A importância da categoria paisagem na geografia escolar: uma análise fenomenológica das paisagens urbanas da cidade de Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta