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O presente trabalho investigou como a paisagem geográfica da cidade de Campina Grande –
PB, utilizada como um recurso metodológico pelo professor de Geografia pode vir a
promover uma aprendizagem significativa de categorias da Ciência Geográfica. Para tanto,
parte-se das materializações urbanas espacializadas e especializadas que compõem o mosaico
paisagístico da cidade supracitada. A partir de tais proposições, este estudo possui como
objetivo norteador demonstrar a importância da categoria paisagem na Geografia Escolar,
tendo como recorte espacial para exemplificações a cidade de Campina Grande. Partindo
deste, tem-se como objetivos subsequentes estabelecer correlações dos elementos do passado
com os do presente e do local com o global, a partir de metodologias e recursos que
proporcionem uma maior aproximação da teoria com o que é vivenciado no cotidiano dos
discentes. Este estudo foi estruturado a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória,
correlacionado com uma fundamentação teórica na qual foram contempladas as perspectivas
de alguns teóricos e estudiosos que abordam as seguintes questões ou temáticas: a Prática de
Ensino em Geografia, a Categoria Geográfica Paisagem e o método fenomenológico. Para
tanto foram utilizadas as obras de Merleau-Ponty (1999), Relph (1979), Serpa (2007), Maciel
(2001), Besse (2006) e Christofoletti (1985), dentre outras não menos importantes. Defendese,
a partir destes apontamentos, o desenvolvimento de metodologias de ensino-aprendizagem
que considerem, no momento de suas aplicações, o estudante como agente participativo destes
procedimentos, e não apenas como um mero receptador de informações. É importante que no
processo de construção do conhecimento por parte dos educandos, o professor desfrute do que
faz parte do cotidiano dos mesmos, a cidade e suas múltiplas paisagens, e os estimulem a
pensar e ler de forma crítica o mundo metamórfico que se materializa cotidianamente. |
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