dc.contributor.author |
Araújo, Amanda Lima |
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dc.date.accessioned |
2022-05-26T15:03:53Z |
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dc.date.available |
2022-05-26T15:03:53Z |
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dc.date.issued |
2022-05-14 |
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dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.7 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26910 |
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dc.description |
ARAÚJO, A. L. Gênero e Educação: abordagens no ensino de matemática. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As questões de gênero atravessam as práticas escolares, fabricando meninos e meninas em relações de desigualdade. A matemática é um instrumento humano desenvolvido e utilizado na solução de diversos problemas sociais, inclusive os de gênero. Os modelos matemáticos são aplicados em decisões políticas, administrativas e técnicas. Porém o ensino de matemática acontece distante de sua origem e real aplicação, ao contrário do que deveria ser. O objetivo geral deste trabalho foi buscar na literatura propostas de abordagens dos problemas de gênero no ensino de matemática. Os objetivos específicos foram discutir o conceito de gênero e como eles são produzidos por meio de práticas discursivas; entender a função social do ensino de matemática como um instrumento de manutenção ou transformação social; mapear nos documentos que regulamentam a educação brasileira a abordagem dada aos problemas sociais e de gênero no ensino de matemática. Realizamos uma pesquisa bibliográfica documental exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa. Utilizamos elementos da análise de conteúdo para análise dos dados. Buscamos em dois repositórios científicos, o Scielo e o Portal de Periódicos CAPEs, artigos publicados em língua portuguesa os quais abordam, de alguma maneira, questões de gênero e educação matemática. Selecionamos 18 artigos, dentre os quais encontramos um que apresenta uma proposta metodológica desenvolvida em aulas de matemática. Percebemos que dentre os autores de tais artigos, a maioria é composta por mulheres. Também observamos que a quantidade de publicações sobre o tema tem crescido consideravelmente a cada década, indicando um aumento do interesse na temática. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Prof. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Ensino da matemática |
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dc.subject |
Matemática - Função social |
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dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres |
pt_BR |
dc.title |
Gênero e Educação: abordagens no ensino de matemática |
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dc.type |
Other |
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