Resumo:
Os gêneros multimodais associam a modalidade escrita à visual a fim de proporcionar o ato comunicativo. Desse modo, este trabalho se coloca em um espaço de conhecimento e aprofundamento sobre um gênero multimodal, relativamente novo, conhecido pelos usuários das redes sociais como POV – Point of View (Ponto de Vista). Nesse contexto, esta pesquisa busca responder a seguinte problemática: Como o gênero POV se estrutura a partir dos elementos verbais e visuais que o constituem? Para responder esse questionamento, o presente trabalho tem os seguintes objetivos: (i) analisar o contexto do gênero POV; (ii) apontar os movimentos e passos desse gênero; e (iii) identificar os recursos linguísticos e visuais característicos de cada um dos movimentos e passos. O aporte teórico que serve de base para as análises dos POVs ancora-se nos seguintes autores: Thompson (1998), Marcuschi (2003), Bakhtin (2006), Motta-Roth e Heberle (2005), Dionísio e Vasconcelos (2013) e Fernandes e Almeida (2008). Esses autores trazem discussões acerca de teorias que compreendem: os usuários das mídias, a estrutura potencial dos gêneros, doravante EPG, os gêneros textuais multimodais, além da Gramática do Design Visual, GDV. A abordagem de dados deste estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa, haja vista a relevância em relação à interpretação de textos visuais com o objetivo de entender e interpretar fenômenos e processos socialmente situados num contexto. O corpus analisado nesta investigação é constituído por três exemplares de POVs, coletados na plataforma virtual TikTok. A pesquisa aponta para o entendimento de que os POVs são episódios de identificação da realidade social da maioria dos usuários das redes sociais e que compartilha-los é a maneira de materializar esse gênero. Além disso, a análise revelou a compreensão de uma estrutura formada essencialmente por ambientação, desenvolvimento e fechamento. A análise do processo narrativo da metafunção representacional revela o desdobramento de fatos que acontecem no cotidiano dos usuários, maioria adolescentes. A análise da metafunção interativa demonstrou a relação entre o produtor e os espectadores. A metafunção composicional constata que a localização de elementos são significativos no espaço visual da imagem e está relacionada à idealização de comportamentos dos atores/usuários. Logo, as três metafunções contribuíram para a leitura crítica dos POVs.
Descrição:
FEITOSA, H. A. O gênero textual POV: estrutura potencial e realização multimodal. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.