Resumo:
A educação pela pesquisa se contrapõe a educação “tradicional”, pois objetiva uma formação efetiva dos estudantes, na perspectiva de cidadãos que sejam capazes de refletir sobre o contexto no qual vivem. O objeto da presente pesquisa consiste em uma análise de pré e pós-teste oriundos de um minicurso cuja temática remete “Educação Biológica pela Pesquisa” na perspectiva da formação inicial e continuada de professores, fruto de um Projeto de Extensão. A partir da análise dos dados foi possível constatar que, em geral, mesmo a educação por pesquisa se mostrando promissora no âmbito educacional e social, a maioria dos participantes do evento, não apresentavam conhecimentos significativos sobre a referida temática em situação de pré-teste. Após análise comparativa dos dados de pré e pós-teste, foi possível observar que os participantes, ao concluírem o minicurso, se consideraram com um bom ou excelente conhecimento sobre a temática. Logo, conclui-se que o minicurso atuou como uma estratégia importante para a disseminação dos conhecimentos acerca da temática em questão.
Descrição:
CHAVES, Hortência Gabrielle Evangelista. Educação biológica pela pesquisa: estratégia extensionista de formação docente. 2022. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.