Resumo:
O profissional da educação necessita discutir constantemente sobre os métodos e conteúdos de suas práticas educacionais. O professor deve ser aprendiz de descobertas e aprendizagens, acreditando que a educação é um processo de transformação, assim precisa estar convicto que se faz necessário para a formação e atuação do educador. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar o movimento educacional 4.0 e suas implicações para o ensino da matemática na cidade de Teixeira-PB. Para isso a metodologia utilizada no desenvolvimento deste estudo foi a de uma pesquisa bibliográfica e de campo, exploratória, explicativa e descritiva, na qual os resultados evidenciam que a tecnologia e a educação 4.0 tem causado uma grande mudança no âmbito escolar, em especial nas aulas de matemática, mas vale lembrar de toda forma, que o professor capacitado para lidar com as tecnologias, por mais que seja a metodologia através da tecnologia, é necessária à presença do mesmo, para ajudar o aluno a ser uma pessoa crítica, pensante capaz de solucionar qualquer que seja a problemática.
Descrição:
OLIVEIRA, J. L. N. Educação 4.0 e o ensino da matemática: o uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia nas escolas de Teixeira - PB. 2022. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.