UEPB - Repositório Digital

Dificuldades de leitura nos anos iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rosilene Sutero da
dc.date.accessioned 2022-06-01T15:46:41Z
dc.date.available 2022-06-01T15:46:41Z
dc.date.issued 2017-11-25
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26946
dc.description SILVA, R. S. Dificuldades de leitura nos anos iniciais. 2017. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A leitura constitui-se como um instrumento de comunicação social entre os homens, possibilitando o reconhecimento ao meio que vivem e funcionando como impulsionador do pensamento e postura critica. A pesquisa teve como objetivo compreender as dificuldades enfrentadas durante o processo de aquisição da leitura pelos alunos numa turma multisseriada do Ensino Fundamental dos anos iniciais da Educação do Campo. A referida pesquisa se caracteriza como quantitativa, descritiva e de campo com dados coletados a partir de um formulário aplicado aos discentes matriculados e frequentes numa turma multisseriada do Ensino Fundamental – anos iniciais de uma escola municipal da Zona Rural da Cidade de Patos. As dificuldades enfrentadas pelos alunos se avolumam em se tratando das salas multisseriadas, já que elas aglutinam diversas séries/anos no mesmo espaço e um único professor que precisa encontrar estratégias para driblar as dificuldades e necessidades enfrentadas. No decorrer da pesquisa identificamos que os alunos sentem dificuldade em relação à leitura quando não conseguem reconhecer letras e sons para formar as palavras, o que torna mais difícil aprender a ler, mas os alunos afirmaram a importância de saber ler para alcançar melhores condições de vida. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Esp. Kilmara Rodrigues dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Dificuldade de leitura pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Dificuldades de leitura nos anos iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta