Resumo:
Diante da relevância que possui, a área do Microcrédito Rural, assim como as demais áreas, na busca por resultados satisfatórios, necessita de uma gestão profissionalizada, com gestores preparados e com competências para atuar no mercado. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral identificar qual a forma de aprendizagem predominante na atuação de gestores da área de Microcrédito Rural frente ao desenvolvimento de suas competências. O tipo de metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa, tendo como participantes da pesquisa doze coordenadores de uma instituição de microcrédito da Paraíba. A coleta de dados se deu por meio de um questionário, o qual enfatizou o tipo de aprendizagem predominante na atuação gerencial, a partir do desenvolvimento das competências dos gestores pesquisados. De modo geral, os resultados obtidos demonstram a relevância do papel assumido por eles e, sobretudo, a complexidade inerente às diferentes atribuições desempenhadas. Ademais, os achados evidenciam que a maioria dos gestores entrevistados desenvolvem suas competências gerenciais por meio da aprendizagem formal.
Descrição:
RODRIGUES, W. D. S. Aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais: estudo com gestores da área de microcrédito rural da Paraíba. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.