Resumo:
Diversas esferas sociais sofreram consequências a partir da pandemia da Covid-19. No campo do Trabalho, instituições públicas e privadas tiveram que se adequar às medidas de isolamento social para contenção do vírus e proteção da economia. Dessa forma, o teletrabalho foi adotado em regime integral pelas empresas em 2020 e 2021, com retorno gradual às atividades presenciais só em 2022, quando o número de infectados e de mortes pela doença diminuiu consideravelmente. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo investigar
as vantagens e desvantagens que a implementação do teletrabalho trouxe para os trabalhadores. A partir de pesquisa bibliográfica sobre materiais diversos (livros, artigos, revistas), constatou-se a melhoria da qualidade de vida, diminuição dos custos com transporte, aumento da produtividade, flexibilidade e autonomia como principais vantagens, e dificuldade de conciliação entre vida profissional e familiar, isolamento profissional e social e problemas técnicos como as maiores desvantagens.
Descrição:
GUEDES, Francineide Anacleto da Costa. Os efeitos da Implementação compulsória do teletrabalho após a COVID19: vantagens e desvantagens na qualidade de vida do trabalhador. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Pública), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.