Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar a proposta ética de Peter Singer como pressuposto para a análise da possibilidade de utilização da educação como instrumento de mudança na concepção e tratamento que os seres humanos conferem aos animais não humanos. Para tanto, propõe-se apresentar sua concepção de ética, cuja perspectiva estabelece como condição prévia a discussão sobre o problema da igualdade, o que permitirá evidenciar o princípio básico das posições morais do autor, a saber: o princípio da igual consideração de interesses. Esse princípio sustenta que se existem interesses em jogo no plano das ações, os mesmos devem ser respeitados independentemente de características factuais. Essencialmente, a ideia moral de considerar imparcialmente os interesses tem como parâmetro o limite de sensibilidade, sobretudo a capacidade de sofrer e de sentir prazer. Em relação a esse ponto, o autor defende que o princípio da igualdade pode ser aplicado na defesa dos animais não humanos, desde que o critério da senciência seja respeitado. Tendo em vista essas considerações, será avaliada, por fim, a possibilidade de a educação ser utilizada como ferramenta para a superação do especismo arraigado e, assim, como meio transformador do tratamento dispensado aos demais animais.
Descrição:
MEDEIROS, G. D. S. Defesa animal e educação: uma análise a partir da perspectiva singeriana. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.