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O ensino de biologia apresenta vários desafios durante os seus processos de ensino e aprendizagem, como a descontextualização e fragmentação de seus conteúdos. Por isso, inovações educacionais que auxiliem nesses processos de contextualização e desfragmentação dos conteúdos, como também os referenciais para nortear a construção e aplicação dessas inovações são valiosas. Neste contexto, o Modelo de Reconstrução Educacional (MRE), se apresenta como uma interessante proposta teórica-metodológica para auxiliar a construção de inovações educacionais a luz de três grandes teorias: a base construtivista, a tradição alemã de Bildung and Didaktik e o Design Research. Com isso, o objetivo e resultados desse trabalho é a construção de uma inovação educacional, em formato de jogo educacional complexo, baseado em aspectos do Modelo de Reconstrução Educacional, para o ensino de ecologia de populações e comunidades, e ser promotor de divulgação e sensibilização da fauna brasileira. Esse processo deve ser feito em três fases: A de clarificação, onde foi feita o levantamento dos conceitos ecológicos trabalhados no jogo, sendo selecionados os assuntos de equilíbrio ecológico, controle populacional, meta populações e impactos ambientais; A fase de prototipagem, onde foi produzido, testado e balanceado o jogo de boardgame intitulado ‘Adaptative”, detalhando os aspectos e componentes do jogo; E a fase de validação, que é a aplicação e avaliação do jogo para os seus objetivos propostos, infelizmente essa parte não conseguiu ser completada em decorrência da pandemia do COVID-19. |
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