UEPB - Repositório Digital

Aula de campo virtual na disciplina de geografia durante a pandemia: relatos e experiências no programa residência pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Douglas Victo Domingos dos
dc.date.accessioned 2022-06-14T15:38:51Z
dc.date.available 2022-06-14T15:38:51Z
dc.date.issued 2022-04-04
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26992
dc.description SANTOS, D. V. D. Aula de campo virtual na disciplina de geografia durante a pandemia: relatos e experiências no programa residência pedagógica. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), medidas visando conter a disseminação da doença foram tomadas, isso fez com que várias áreas precisassem se reinventar uma delas foi a educação. Logo, o modelo tradicional (presencial) no qual estávamos acostumados, foi substituído pelo ensino remoto. Dentro dessa nova modalidade de ensino ocorre o programa de Residência Pedagógica (2020-2022), um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) essencial para a formação de novos docentes. Através deste o discente de licenciatura tem a oportunidade de correlacionar as vivências no ambiente escolar com os conteúdos teóricos adquiridos na universidade, sendo possível que esses estudantes de licenciaturas desenvolvam novas propostas pedagógicas. Diante desse contexto, uma nova proposta pedagógica foi pensada, na qual trata de analisar de que forma podemos realizar uma aula de campo de maneira virtual durante a pandemia. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar os desafios e possibilidades da realização de uma aula de campo na disciplina de geografia, no contexto de ensino remoto em uma turma de 1ª série do ensino médio da Escola Cidadã Francisco Ernesto do Rêgo (Ernestão), localizada em Queimadas, no estado da Paraíba. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem quali-quantitativa, do tipo pesquisa colaborativa. Quanto aos objetivos trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário para os professores participantes da pesquisa, além de levantamentos realizados em sala de aula tomando como base a concepção do aluno, diante da realização do campo virtual. Os resultados mostram que a atividade foi realizada com êxito e se mostrou um novo método de tornar as atividades de campo algo mais frequente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Joana d'Arc Araújo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Proposta pedagógica pt_BR
dc.subject Aula de campo virtual pt_BR
dc.title Aula de campo virtual na disciplina de geografia durante a pandemia: relatos e experiências no programa residência pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta