Resumo:
Este trabalho se propõe a refletir sobre o uso da memória e do patrimônio no ensino de História na perspectiva da história local. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa aqui apresentada é discutir sobre memória e patrimônio na perspectiva da história local na cidade de Queimadas, município da Paraíba. Tal reflexão foi feita a partir da investigação do patrimônio histórico e cultural da cidade enfatizando a sua importância para a memória e a história local no ensino de História. A pesquisa se situa no campo do ensino de História com a abordagem da memória e do patrimônio material, enfatizando a importância destes para a educação escolar. Tomamos como evidências os estudos desenvolvidos por Halbwachs (2004), Hartog (2006), Choay
(2006), Bittencourt (2008) e Lopes (2015). Partimos de uma pesquisa bibliográfica e documental com a utilização de fontes imagéticas através de registros fotográficos da cidade e dos seus patrimônios. Esta pesquisa nos permitiu perceber que, considerado o ensino de História, a discussão, o ensino e a aprendizagem em torno da história local, mediada pela memória e pelo patrimônio, proporcionam uma série
de possibilidades para o conhecimento e reconhecimentos dos saberes locais e suas dimensões educativas, pois estes se constituem enquanto concepções significativas e estimulam e possibilitam a percepção do aluno como sujeito histórico ativo avivando sentimentos de pertencimento ao lugar em que vive.
Descrição:
CAROLINO, J. K. L. Memória e patrimônio cultural de Queimadas - PB : tecendo os caminhos para a história local no ensino de história. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura Plena em História).-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.