UEPB - Repositório Digital

O Programa Residência Pedagógica na Formação dos Discentes: um estudo de caso nos cursos de licenciatura do campus VII da UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Raissy Alanna Domiciano dos
dc.date.accessioned 2022-06-15T16:15:22Z
dc.date.available 2022-06-15T16:15:22Z
dc.date.issued 2022-05-26
dc.identifier.other 21. ed. CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27007
dc.description SANTOS, R. A. D. O programa Residência Pedagógica na formação dos discentes: um estudo de caso nos cursos de licenciatura do Campus VII da UEPB. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho versa sobre o Programa de Residência Pedagógica na formação docente no campus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). De modo geral, objetivamos analisar a relevância desse programa na formação de futuros docentes do curso de licenciatura em Física do campus VII da UEPB. Nossa pesquisa utilizou-se de uma investigação bibliográfica, cujos objetivos são de natureza explicativa e descritiva, fundamentada nos documentos publicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC). A CAPES desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da federação. A CAPES também coordena nacionalmente o Programa de Residência Pedagógica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado com nove perguntas e aplicado a 42 alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física do campus VII da UEPB. Em linhas gerais, o estudo mostrou que mais de 80% dos licenciandos afirmaram que o Programa de Residência Pedagógica contribuiu na sua formação docente, e que traz uma nova visão metodológica para a docência. Como discente do curso de licenciatura em Física e participante do programa Residência Pedagógica percebo a importância desse programa e que através desse trabalho de conclusão de curso (TCC) registro a importância desse programa na formação acadêmica dos licenciados na interação da teoria com a prática e da troca de experiência ente docentes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Pedro Carlos de Assis Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Residência Pedagógica pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Licenciatura pt_BR
dc.title O Programa Residência Pedagógica na Formação dos Discentes: um estudo de caso nos cursos de licenciatura do campus VII da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta