Resumo:
Com o estudo da biologia, às relações entre os seres humanos e o meio ambiente, poderão
para uma educação formadora de indivíduos mais sensíveis e solidários, cidadãos conscientes
dos processos e regularidades do mundo e da vida, portanto críticos e éticos de acordo com os
Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs. O presente trabalho foi realizado na cidade de
Serra Branca-PB, mais precisamente na Escola estadual de Ensino Fundamental e Médio
Senador José Gaudêncio. Esse trabalho teve como objetivo geral analisar a execução das aulas
práticas de biologia no ensino médio em uma escola. A execução do presente trabalho teve
por base os princípios da pesquisa investigativa-ação, descritiva e analítica na forma de estudo
de caso. A pesquisa foi realizada no período de julho a setembro de 2013, foram aplicados
questionários, em relação aos professores de biologia, os mesmos responderam um
questionário semiestruturado contendo questões objetivas e subjetivas. Em relação aos alunos
do 2° ano do ensino médio, foram aplicados dois questionários semiestruturados com
questões abertas e fechadas, onde entre os mesmos foram realizadas duas oficinas (aulas
práticas), no entanto os questionários foram um pré–teste e o outro um pós–teste, que fora
aplicado logo após as aulas práticas. Foi analisada a estrutura física da escola e percebe-se que
a mesma apresenta um amplo espaço para elaboração de outros tipos de aulas que não seja
apenas a teórica. Foi avaliada a influência dessas aulas práticas de biologia em relação à
aprendizagem dos alunos e percebeu-se que as mesmas têm contribuído muito para a fixação
dos conteúdos abordados em sala de aula. Avaliou-se também a interação de aluno/professor e
observou-se uma aproximação a mais entre eles. O resultado do questionário dos professores
demonstra que as aulas práticas realmente são importantes para a melhor construção de
conhecimentos de seus alunos. Ao analisar o pré-teste, as oficinas e o pós-teste realizados
com os alunos do 2° ano médio percebe-se que as aulas práticas são eficazes se as mesmas
forem antecedidas por uma aula teórica, lembrando que ambas devem caminhar juntas
destacando a necessidade das mesmas. A pesquisa contribuiu para mobilizar os professores de
biologia na execução de aulas mais dinâmicas, bem como a reativação do laboratório e uma
melhor manutenção da horta existente na escola.
Descrição:
FARIAS, K. T. N. de.
Considerações sobre as aulas práticas de Biologia no Ensino Médio em uma escola do município de Serra Branca –
PB. 2013. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.