Resumo:
Com a necessidade de demonstrar o impacto que as fábricas de jeans de Santana do SeridóRN enfrentou com a pandemia da Covid-19 foi feita esta pesquisa com intuito de transmitir com maior clareza a dificuldade que os donos das fábricas de jeans passaram com a quarentena, falta de comercialização e de abastecimento de matéria prima para fabricação das peças. O objetivo central dessa pesquisa foi descrever o processo de recessão que as fábricas de jeans de Santana do Seridó- RN passaram a enfrentar devido ao impacto da pandemia, que se alastrou por todo o mundo, vindo a dificultar o processo de produção com redução de carga horária dos colaboradores, desemprego, redução de salários e comercialização dos produtos das fabricados. A metodologia utilizada foi à quali-quantitativa e a técnica descritiva, com o
público alvo das fábricas de jeans a Facção Santanense, F. Silva confecções, Lauro César confecções, Lima confecções e a MC confecções LTDA, que foram entrevistados. Portanto, esse método proporcionou o uso número e da qualidade de informações necessárias para a pesquisa realizada. A ferramenta para aplicação do questionário foi através de cópias impressas com uso de prancheta, mesmo tendo sido realizado em um tempo do avanço da Pandemia, essa fase foi realizada presencialmente (Foram tomados todos os cuidados com o uso de equipamentos essenciais de proteção). Foram também utilizadas as plataformas do Word (2020) e da Planilha Excel (2020) para a tabulação dos gráficos. Para obter as informações foi elaborado um questionário estruturado e aplicados exclusivamente com os donos dessas fábricas. A entrevista foi do tipo classificatório, que na cidade só existe apenas essas cinco fábricas que comercializam direto os seus produtos com a Loja Riachuelo. Quanto aos resultados e discussão é perceptível que os questionamentos realizados durante a aplicação dos questionários atingiu o objetivo esperado, quanto aos enfoques propostos - Impactos na Produção de Jeans decorrentes da Pandemia no Município de Santana do SeridóRN e os Choques de Retração e o Cenário da Pandemia Sobre as Indústrias de Jeans em Santana do Seridó –RN. Conclui-se que a pandemia do Covid-19 causou danos consideráveis a várias indústrias em todo o mundo, em especial na Cidade de Santa do Seridó-RN foi fábricas de jeans. A disponibilidade e o fornecimento de uma ampla gama de matérias primas, bens intermediários e produtos acabados foram seriamente prejudicados.
Descrição:
Almeida, M. B. O impacto da pandemia sobre a produção das indústrias de jeans no município de Santana do Seridó-RN. 2022. 34 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.