Resumo:
Sendo a educação uma ferramenta social de suma importância para a transformação pessoal e social, a presente pesquisa foi desenvolvida dentro do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso II, objetivando compreender a construção do conhecimento geográfico nas escolas cidadãs integrais da rede estadual de ensino da Paraíba e seus desdobramentos na formação escolar e cidadã dos estudantes, tendo por área de pesquisa a ECIT Monsenhor José Borges de Carvalho no município de Alagoa Nova - PB. A pesquisa apresenta uma abordagem de caráter qualitativo, classificando-se como exploratória. Quanto à metodologia usada na construção da pesquisa, os procedimentos metodológicos utilizados foram iniciados a partir da pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, e pesquisa de campo. Na fundamentação teórica buscou-se discutir o modelo de ensino nas escolas cidadãs, a influência da BNCC no ensino de Geografia e sua aplicação na construção da cidadania e criticidade dos alunos. Isso posto, espera-se que esse trabalho possa contribuir para a reflexão e compreensão do atual quadro do sistema de ensino e como este atinge o ensino geográfico.
Descrição:
OLIVEIRA, M. P. A construção do conhecimento geográfico na perspectiva da BNCC e do novo ensino médio: um olhar para a realidade da ECIT Monsenhor José Borges de Carvalho/Alagoa Nova - PB. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.