Resumo:
No contexto em que vivemos, é perceptível a crise ambiental, retratada pela mídia, através dos
fenômenos naturais que expõem a vida em suas diferentes formas de expressão. Os seres
humanos, em geral, têm a visão distorcida de meio ambiente e acreditam que é possível extrair
incessantemente os recursos do meio por conceberem os mesmos enquanto inesgotáveis. O
principal objetivo deste trabalho compreendeu analisar os impactos positivos decorrentes da
formação em educação ambiental de diferentes atores sociais ocorrida em Olivedos-PB. Trata-se
de uma pesquisa participante realizada no município de Olivedos- PB, mesorregião do Curimataú
Ocidental paraibano. Os dados foram coletados a partir do MEDICC (Modelo Dinâmico de
Construção e Reconstrução do Conhecimento para o Meio Ambiente). Este propicia o processo de
sensibilização, simultaneamente à coleta dos dados. A formação atingiu lideres comunitários:
50% composto por profissionais da educação, 23% profissionais da saúde, 21% estudantes e 6%
outras áreas. Através das seguintes estratégias: curso de Agentes Multiplicadores em Educação
Ambiental oferecido em três fases de 20 horas cada, intercaladas por oficinas, aula de campo,
trilha ecológica, elaboração e aplicação de projetos no município e encontro com outros grupos de
Educação Ambiental. Dentre os impactos positivos identificados destacam-se: mudanças de
percepção ambiental (100%); maior entendimento da Caatinga, elaboração de projeto por parte
dos participantes, os quais desempenharam ações, como o mutirão de limpeza às margens do
açude local que fez a retirada de 20 sacos de resíduos e implantação da coleta seletiva nas escolas
e participação nas discussões voltadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos. Portanto, a
mobilização dos líderes comunitários proporcionou mudanças no município, pois estes vêem
trabalhando em prol das causas ambientais em seu setor de trabalho, como também em suas
residências, o que é primordial quando há uma busca pela sustentabilidade local.
Descrição:
COSTA, J. B. da.
Impactos positivos decorrentes da formação em educação
ambiental de diferentes atores sociais de Olivedos – PB. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.