UEPB - Repositório Digital

Práticas do ensino de História e as representações do povo negro nos livros didáticos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Albuquerque, Amanda Thays Cavalcante de
dc.date.accessioned 2022-06-26T00:00:52Z
dc.date.available 2022-06-26T00:00:52Z
dc.date.issued 2022-04-04
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27033
dc.description ALBUQUERQUE, A. T. C. Práticas do Ensino de História e as representações do povo negro nos livros didáticos. 2022. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract As práticas educacionais do ensino de História e a representação do povo negro nos materiais didáticos são importantes para se perceber como, a partir destes aspectos, é possível compreender o lugar do povo negro na sociedade brasileira, os desafios de ser negro e a luta pela inclusão educacional de suas histórias e culturas. O objetivo deste trabalho é investigar como o povo negro é representado nos livros didáticos de História de duas coleções do ensino fundamental anos finais, propostos para o 7º ano. O trabalho se situa no campo do ensino de História, na abordagem em torno do livro didático. Nosso referencial teórico partiu dos estudos de Fonseca (2000), Lima e Silva (1999), Chopin (2004), Bittencourt, (2004) e Chartier (1994). Esta pesquisa é de cunho bibliográfico documental, cujas fontes foram os livros didáticos e as fotografias com base nas imagens vinculadas ao livro didático. Este trabalho nos permitiu perceber a importância da historia e da cultura africana e afro-brasileira na sala de aula e nas práticas educativas a partir da relação dessas culturas e de como os autores dos livros escolhidos para análise representam, através do material didático, a cultura negra e sua importância para a História do Brasil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Cultura africana pt_BR
dc.subject Cultura afro-brasileira pt_BR
dc.subject Representação pt_BR
dc.title Práticas do ensino de História e as representações do povo negro nos livros didáticos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta