Resumo:
Conceitos como aspectos morfofisiológicos dos parasitos, formas de contágio e profilaxia das
parasitoses humanas mais comuns são considerados de pouca relevância quando abordados na
Escola Básica. O objetivo deste trabalho é contribuir para a educação de estudantes do Ensino
Fundamental no âmbito da disciplina de Ciências, a partir de vivências de iniciação à docência do
Programa de Residência Pedagógica. O presente trabalho possui abordagem de Relato de
Experiência. O RE, de forma geral, deve conter informações sobre a aula que foi realizada, conforme
informações do planejamento, e resultados alcançados fazendo a relação entre teoria e prática,
conhecimentos desenvolvidos no curso e aplicados na prática da aula. A pesquisa foi realizada em
uma escola pública do município de Queimadas, com estudantes de uma turma do 8º ano, contendo
33 alunos. Antes de assistirem ao vídeo de finalização, os alunos tiveram a oportunidade de verificar
se efetivaram a higienização das mãos de maneira correta. A maioria observou que não tinha
removido toda a tinta, e nisso mostrou-se a importância de se realizar este tipo de intervenção, tendo
em vista que a maioria dos alunos considerava esse ato de higiene simples e sem muita importância.
Tornou-se evidente, portanto, que é de fundamental importância sensibilizar os alunos quanto à
prevenção de parasitoses no âmbito educacional, através de ações que promovam a educação em
saúde na escola. E esse tipo de formação para os alunos torna-se necessária para ganhar maior
visibilidade dentro e fora da sala de aula.
Descrição:
SANTOS, Geofry Hanney Lima dos. Educação em Saúde na escola: Um relato de experiência sobre a prevenção de parasitoses no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.