UEPB - Repositório Digital

Trabalho docente e ensino de história: pandemia da Covid-19 e os impactos na formação do professor

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Thiago Araújo Gomes
dc.date.accessioned 2022-07-01T13:39:56Z
dc.date.available 2022-07-01T13:39:56Z
dc.date.issued 2022-04-05
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27048
dc.description ANDRADE, T. A. G. Trabalho docente e ensino de história: pandemia da Covid-19 e os impactos na formação do professor. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo problematiza o trabalho docente no ensino de História diante do contexto pandêmico da COVID-19, promovendo a reflexão acerca dos impactos das mudanças abruptas decorrentes da pandemia dessa doença também no contexto educacional e de formação de professores. Assim, esse estudo tem por objetivo analisar a formação e o trabalho do docente de História a partir dos impactos e implicações que a pandemia da COVID-19 ensejou no período compreendido do final de 2019 a 2020. A pesquisa se situa no campo do ensino de História, com as reflexões sobre o trabalho do(a) professor(a) e, teoricamente, está respaldada em Renilson Rosa Ribeiro (2003), Luiz Cerri (2009), António Nóvoa (2021), Boaventura Santos (2020), Maurice Tardif (2009) e Selva Fonseca (2006). Na abordagem metodológica, enquadra-se no rol das pesquisas bibliográficas e documentais. As fontes utilizadas foram artigos, decretos e periódicos no intuito de contribuir com o diálogo entre ensino de História e a atuação dos docentes. Nessa perspectiva, compreendemos que, frente suas inúmeras demandas, esses profissionais, no contexto da pandemia, tiveram que criar novos modos de educar e formar, utilizando práticas educativas que pudessem incluir os alunos no processo de ensino e aprendizagem de História. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title Trabalho docente e ensino de história: pandemia da Covid-19 e os impactos na formação do professor pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta