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O presente artigo problematiza o trabalho docente no ensino de História diante do
contexto pandêmico da COVID-19, promovendo a reflexão acerca dos impactos das
mudanças abruptas decorrentes da pandemia dessa doença também no contexto
educacional e de formação de professores. Assim, esse estudo tem por objetivo
analisar a formação e o trabalho do docente de História a partir dos impactos e
implicações que a pandemia da COVID-19 ensejou no período compreendido do final
de 2019 a 2020. A pesquisa se situa no campo do ensino de História, com as reflexões
sobre o trabalho do(a) professor(a) e, teoricamente, está respaldada em Renilson
Rosa Ribeiro (2003), Luiz Cerri (2009), António Nóvoa (2021), Boaventura Santos
(2020), Maurice Tardif (2009) e Selva Fonseca (2006). Na abordagem metodológica,
enquadra-se no rol das pesquisas bibliográficas e documentais. As fontes utilizadas
foram artigos, decretos e periódicos no intuito de contribuir com o diálogo entre ensino
de História e a atuação dos docentes. Nessa perspectiva, compreendemos que, frente
suas inúmeras demandas, esses profissionais, no contexto da pandemia, tiveram que
criar novos modos de educar e formar, utilizando práticas educativas que pudessem
incluir os alunos no processo de ensino e aprendizagem de História. |
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