Resumo:
O presente estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica a qual foi desenvolvida com base no material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos apresentando como tema: “Gêneros Textuais: Poemas e Poesias na Aquisição da Leitura e da Escrita” tendo como objetivo: Utilizar a prática da leitura através dos Poemas e Poesias como forma de melhorar a escrita dos alunos. O mesmo encontra-se estruturado em três capítulos e para sua composição foram pesquisados vários autores, são eles: Abdala (2006), Antunes (2003), Bagno (2008), Brasil (2001), Bacelar (2000), Britto (2003), Ferreiro (2002), Foucambert (1994), Freire (2006) e Vygotsky (2002). O primeiro capítulo contempla algumas ponderações sobre o Ambiente Escolar e as Práticas Pedagógicas. Já o segundo capítulo apresenta a importância da Escrita da Produção do Conhecimento. O terceiro capítulo aborda como trabalhar a Relação entre O Mundo da Leitura e Escrita. Nesse estudo verificou-se através dos autores pesquisados que a prática da
leitura promove não só a melhoria da escrita como também um bom desempenho na linguagem oral dos alunos ampliando assim um melhor desempenho na vida cotidiana.
Descrição:
Oliveira, Maria Antas de. Gêneros textuais: poemas e poesia na aquisição da leitura e da escrita. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.