Resumo:
O presente trabalho objetivou analisar, por meio do sentido do trabalho, quais valores logoterapêuticos podem estar relacionados com a escolha pela docência como profissão. A metodologia empregada se fundamenta na revisão narrativa da literatura. Neste sentido, foram pesquisados trabalhos envolvendo variações de intersecções entre logoterapia e educação, sem recorte temporal, por meio de uma análise qualitativa dos trabalhos encontrados em materiais bibliográficos e na base de dados digital/internet, tais como: teses, dissertações, livros, artigos, ensaios teóricos etc. Por meio da perspectiva da Logoterapia, percebemos que a escolha pela profissão de professor pode estar atravessada pela visão da Busca de Sentido proposta na teoria frankliana. Observa-se que uma prática docente provida de valores e sentido estimulam a construção de um processo de aprendizagem adequado às demandas singulares do discente. Ademais, ficou evidente a contribuição da Logoterapia para a ressignificação da prática docente na contemporaneidade, permitindo a construção de uma educação provida de sentido e valores capazes de possibilitar a emancipação humana.
Descrição:
COSTA, Tiago Uriatã de Vasconcelos. Sentido do trabalho na docência: uma análise dos valores logoterapêuticos na escolha pela docência como profissão. 2021. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.