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Tendo em vista a importância do estágio supervisionado como instrumento essencial
para o contato inicial do licenciando com os saberes práticos (PIMENTA, 2012),
aqueles presentes nas escolas de ensino básico, este artigo traz uma experiência
teórico-prática, de Estágio Supervisionado. Esta experiência, com a utilização do
gênero cordel, oriundo da literatura popular, se deu durante o Estágio
Supervisionado III, do Curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB). E levou em consideração, os aspectos teóricos estudados em sala de aula,
aqueles relativos ao Estágio Supervisionado (PIMENTA e LIMA, 2012), aos gêneros
textuais (MARCUSCHI, 2010), a metodologia do ensino de Língua Portuguesa
(ANTUNES, 2006), ao cordel (CAVALCANTI, 2017), entre outros. Do ponto de vista
metodológico, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. E
os procedimentos da pesquisa foram – as aulas teóricas e o planejamento, na
UEPB, a realização do estágio de regência, na escola, a elaboração do relatório e,
finalmente, com base neste documento, a construção deste artigo. Os resultados
apontaram que o trabalho com gêneros textuais, principalmente aqueles que
envolvem o cotidiano, a linguagem cotidiana, a forma simples de expressão, (como é
o caso do cordel), são geralmente, bem recebidos pelos alunos, ajudando a
promover uma maior interação na sala de aula. |
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