UEPB - Repositório Digital

Experiência didática com o cordel durante a realização do estágio supervisionado de língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, José Gomes de
dc.date.accessioned 2022-07-19T10:59:13Z
dc.date.available 2022-07-19T10:59:13Z
dc.date.issued 2022-07-08
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27084
dc.description SOUSA, J. G. de. Experiência didática com o cordel durante a realização do estágio supervisionado de língua portuguesa. 2022 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista a importância do estágio supervisionado como instrumento essencial para o contato inicial do licenciando com os saberes práticos (PIMENTA, 2012), aqueles presentes nas escolas de ensino básico, este artigo traz uma experiência teórico-prática, de Estágio Supervisionado. Esta experiência, com a utilização do gênero cordel, oriundo da literatura popular, se deu durante o Estágio Supervisionado III, do Curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). E levou em consideração, os aspectos teóricos estudados em sala de aula, aqueles relativos ao Estágio Supervisionado (PIMENTA e LIMA, 2012), aos gêneros textuais (MARCUSCHI, 2010), a metodologia do ensino de Língua Portuguesa (ANTUNES, 2006), ao cordel (CAVALCANTI, 2017), entre outros. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. E os procedimentos da pesquisa foram – as aulas teóricas e o planejamento, na UEPB, a realização do estágio de regência, na escola, a elaboração do relatório e, finalmente, com base neste documento, a construção deste artigo. Os resultados apontaram que o trabalho com gêneros textuais, principalmente aqueles que envolvem o cotidiano, a linguagem cotidiana, a forma simples de expressão, (como é o caso do cordel), são geralmente, bem recebidos pelos alunos, ajudando a promover uma maior interação na sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juarez Nogueira Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Experiência didática pt_BR
dc.subject Cordel pt_BR
dc.subject Ensino básico pt_BR
dc.title Experiência didática com o cordel durante a realização do estágio supervisionado de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta