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Estratégias de relativização do português brasileiro: usos na oralidade e na escrita de alunos do Ensino Médio

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dc.contributor.author César, Anny Eloysse de Araújo
dc.date.accessioned 2022-07-20T13:08:59Z
dc.date.available 2022-07-20T13:08:59Z
dc.date.issued 2022-07-19
dc.identifier.other CDD B869.91
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27091
dc.description CÉSAR, A. E. A. Estratégias de relativização do português brasileiro: usos na oralidade e na escrita de alunos do Ensino Médio. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A reflexão sobre o uso da língua é de suma importância para o professor de português, as vivências e práticas no dia a dia na sala de aula requerem muito mais do que reproduzir conceitos, mas construir o conhecimento junto com os alunos. O Português Brasileiro exibe diferentes formas de organização da oração adjetiva/relativa e dispõe de três estratégias de relativização, a estratégia padrão, a copiadora e a cortadora. Neste trabalho, realizamos uma análise acerca do uso dessas estratégias. Para tanto, o problema da pesquisa foi: Qual ou quais as estratégias de relativização do português são mais recorrentes na oralidade e na escrita de alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública Estadual do município de Monteiro-PB? Diante desse questionamento, o objetivo geral foi descrever as estratégias de relativização do português, recorrentes em textos orais e escritos produzidos por alunos do ensino médio. No que se refere à metodologia, esta é uma pesquisa de natureza qualitativa/interpretativista, mas utilizamos também dados quantitativos para realizarmos um levantamento numérico em relação à frequência com que aparece o fenômeno em estudo no corpus. Para a realização da coleta de dados, foram utilizados dois questionários respondidos, de forma oral e escrita pelos alunos, acerca do filme “Escritores da liberdade” e, assim, analisarmos quais foram as estratégias de relativização predominantes na oralidade e escrita dos alunos. Teoricamente, apoiamo-nos nos estudos de Castilho (2019), Bagno (1999; 2001; 2012), Bispo (2014), dentre outros. Ao comparar o comportamento das estratégias nos resultados escritos e orais, observamos que a relativa cortadora teve maior predominância. Logo, percebemos o quanto a língua é dinâmica e o quanto é pertinente refletirmos sobre ela. Com o passar do tempo, é comum o desaparecimento de formas linguísticas normatizadas e o uso muito frequente das formas não normatizadas, como foi o caso do resultado desta pesquisa, em que vimos o frequente uso das relativas não padrão copiadoras e cortadoras na oralidade e na escrita dos alunos deste trabalho. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Dra. Noelma Cristina Ferreira dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Português brasileiro pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Estratégias de relativização pt_BR
dc.title Estratégias de relativização do português brasileiro: usos na oralidade e na escrita de alunos do Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


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