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O papel da escola na construção da identidade campesina no Assentamento Tiradentes- Mari/PB

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dc.contributor.author Silva Filho, Antonio Guedes da
dc.date.accessioned 2022-07-20T20:20:44Z
dc.date.available 2022-07-20T20:20:44Z
dc.date.issued 2021-10-08
dc.identifier.other CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27097
dc.description SILVA FILHO, A. G. da. O papel da escola na construção da identidade campesina no Assentamento Tiradentes- Mari/PB. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A educação do campo deve buscar trabalhar o conteúdo escolar contextualizando com o que é vivido pelo sujeito e suas vivências na comunidade e em seu meio construindo assim conhecimentos de forma ampla e significativa promovendo a emancipação do sujeito do campo. Essa temática tem sua relevância acadêmica e social trazendo diversos questionamentos que ajudam a desenvolver pensamentos e estimulando ações críticas e pertinentes para a área da educação do campo. A identidade constitui um elemento rico nesse contexto com todas as características e peculiaridades do espaço e das pessoas que ali vivem, influenciando na forma em como se relacionam entre si e com o meio e como desenvolvem novas formas de ser sujeitos do campo. Este estudo buscou refletir como a escola contribui para a construção da identidade campesina. Para realizar esta pesquisa foram utilizados dois instrumentos, um questionário e a análise do PPP, teve a participação de 3 professores (as) da educação infantil, tendo como base alguns teóricos como Bogo (2010), Althusser (1980), Gadotti (1941) e Martins (1983). As pesquisas aplicadas permitem entender que a escola é um ambiente importante para a construção da identidade do sujeito do campo, mas não é só dever da gestão e dos professores, é necessário apoio do poder público e da sociedade como um todo. Entendemos que a escola desenvolve atividades e contribui para a construção da identidade camponesa dentro das suas limitações, aliada com outros grupos que fizeram parte da sua história o MST, Grupo da Mulheres do assentamento e das personalidades que lá residem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Angelica Mara de Lima Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Comunidade pt_BR
dc.subject Camponês pt_BR
dc.title O papel da escola na construção da identidade campesina no Assentamento Tiradentes- Mari/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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