UEPB - Repositório Digital

Tartarugas marinhas: percepção da conservação por alunos do Ensino Fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Lívia Rodrigues da
dc.date.accessioned 2022-07-25T17:18:49Z
dc.date.available 2022-07-25T17:18:49Z
dc.date.issued 2022-07-14
dc.identifier.other CDD 578.76
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27104
dc.description SILVA, Lívia Rodrigues da. Tartarugas Marinhas: percepção da conservação por alunos do ensino fundamental II. 2022. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, [2022]. pt_BR
dc.description.abstract As tartarugas marinhas são consideradas um marco da biodiversidade biológica do planeta terra, pertencendo a linhagem mais antiga dos répteis vivos. Com uma distribuição global, são divididas em 7 espécies, dos quais 5 delas estão ocorrendo no litoral brasileiro, sendo que todos estes animais possuem risco de extinção, pois, além das ameaças naturais, elas sofrem com a diminuição da sua população por causas antrópicas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo compreender a percepção da conservação das Tartarugas Marinhas pelos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental II, descrevendo a importância da conservação das tartarugas marinhas, bem como, avaliando o grau de conhecimento dos alunos antes e após as intervenções de ensino sobre preservação e conservação das tartarugas marinhas. Esta pesquisa é do tipo quali-quantitava, sendo realizada no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) José Jofilly. Na ocasião, os alunos responderam o questionário, participaram da aula teórica e como atividade prática construíram e desenvolveram um mapa mental 3D. Com as respostas obtidas dos pré questionário, mostrou que alguns alunos tinham alguns conhecimentos prévios sobre a temática, no entanto, outros alunos demonstraram ter pouco ou quase nenhum conhecimento do assunto. E com os resultados presentes do mapa mental 3D, a maioria dos alunos obtiveram novos conhecimentos e aprendizados, demonstrando no mapa diferentes pontos abordados durante a aula teórica. Portanto, a pesquisa deste presente trabalho foi realizada e desenvolvida em uma turma, em que, os alunos não tinham conhecimento sobre o mapa mental. No entanto, em pouco tempo de intervenção na escola, eles foram totalmente capazes de participar e realizar todas as intervenções educacionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Karla Patrícia de Oliveira Luna pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tartarugas marinhas pt_BR
dc.subject Mapa mental pt_BR
dc.subject Conservação pt_BR
dc.subject Preservação pt_BR
dc.title Tartarugas marinhas: percepção da conservação por alunos do Ensino Fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta