dc.contributor.author |
Oliveira, Layne Cristina Alves de Souza |
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dc.date.accessioned |
2022-07-25T21:35:04Z |
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dc.date.available |
2022-07-25T21:35:04Z |
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dc.date.issued |
2022-07-13 |
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dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27106 |
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dc.description |
OLIVEIRA, L. C. A. de S. Os profissionais da educação e o autismo: possibilidades e desafios. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo abordará as questões relacionadas às dificuldades dos professores referentes ao processo de inclusão de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. O objetivo principal é estabelecer práticas inclusivas e pedagógicas dentro do âmbito escolar e determinar a pluralidade do conceito de inclusão, apresentando as dificuldades dos profissionais da educação. Os objetivos específicos são: buscar soluções capazes de atender com qualidade a questão da universalização do ensino para todos e garantir o de fato acesso e permanência; verificar as adaptações necessárias à inclusão do aluno, às suas necessidades educacionais. Por fim, demonstrar as leis que respaldam a inclusão dos alunos autistas. No referencial teórico foram levantados alguns autores, dando destaque: Mantoan(2003), Mello(2001), Silva(2012). Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa de ordem qualitativa foi desenvolvida por uma análise bibliográfica para a fundamentação teórica sobre o transtorno do espectro autista e o seu processo de inclusão. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo através de um questionário com dez questões dissertativas para a coleta de dados, com dez profissionais da educação, sendo eles professores de sala regular e professores do Atendimento Educacional Especializado, para compreender sobre as dificuldades e os desafios dos profissionais da educação quanto o processo de inclusão dos alunos autistas e as possíveis práticas que possam auxiliar no desenvolvimento desses alunos. Os resultados dessa pesquisa, entram em consonância com os estudos bibliográficos que foram utilizados. Ou seja, considera-se que a pesquisa expandiu a discussão sobre a temática abordada, dando ênfase a inclusão. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Autismo |
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dc.subject |
Dificuldades |
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dc.subject |
Inclusão |
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dc.subject |
Professores |
pt_BR |
dc.title |
Os profissionais da educação e o autismo: possibilidades e desafios |
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dc.type |
Other |
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