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Tendo em vista que o ensino de Língua Portuguesa ainda se encontra centrado no ensino da norma padrão, ou seja, no emprego das regras gramaticais de maneira descontextualizada, o presente trabalho tem como objetivo trazer reflexões sobre mecanismos que contribuam para um ensino de gramática normativa que promova o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos, a fim de fazer uma análise sobre um ensino da gramática que auxilie no desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes. Para tanto, é necessário refletir sobre os equívocos que ainda predominam na escola em relação às aulas de Língua Portuguesa; apresentar reflexões teóricas que culminem em um ensino contextualizado e produtivo da gramática normativa e expor os desafios e obstáculos que inviabilizam um ensino real da gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Realiza-se, então, uma pesquisa de caráter bibliográfico, que se apoiou nas orientações teóricas de Antunes (2003, 2007), Marcuschi (2001, 2008), Carvalho e Ferrarezi (2018), dentre outros autores que trazem posicionamentos pertinentes acerca da temática abordada. Nossas discussões apontaram para a necessidade de repensar a forma como os aspectos gramaticais são passados para os alunos, tendo em vista um ensino interativo e contextualizado que permita ao aluno um ensino produtivo e desenvolvedor de uma percepção mais ampla acerca do ensino- aprendizagem de gramática. |
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