UEPB - Repositório Digital

O ensino da gramática normativa: uma questão a ser repensada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Faria, Maisa de Araújo
dc.date.accessioned 2022-07-26T15:13:18Z
dc.date.available 2022-07-26T15:13:18Z
dc.date.issued 2022-07-26
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27112
dc.description FARIA, Maísa de Araújo. O ensino da gramática normativa: uma questão a ser repensada. 2022. 31. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista que o ensino de Língua Portuguesa ainda se encontra centrado no ensino da norma padrão, ou seja, no emprego das regras gramaticais de maneira descontextualizada, o presente trabalho tem como objetivo trazer reflexões sobre mecanismos que contribuam para um ensino de gramática normativa que promova o desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos, a fim de fazer uma análise sobre um ensino da gramática que auxilie no desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes. Para tanto, é necessário refletir sobre os equívocos que ainda predominam na escola em relação às aulas de Língua Portuguesa; apresentar reflexões teóricas que culminem em um ensino contextualizado e produtivo da gramática normativa e expor os desafios e obstáculos que inviabilizam um ensino real da gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Realiza-se, então, uma pesquisa de caráter bibliográfico, que se apoiou nas orientações teóricas de Antunes (2003, 2007), Marcuschi (2001, 2008), Carvalho e Ferrarezi (2018), dentre outros autores que trazem posicionamentos pertinentes acerca da temática abordada. Nossas discussões apontaram para a necessidade de repensar a forma como os aspectos gramaticais são passados para os alunos, tendo em vista um ensino interativo e contextualizado que permita ao aluno um ensino produtivo e desenvolvedor de uma percepção mais ampla acerca do ensino- aprendizagem de gramática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Maria Karoliny Lima de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.subject Gramática pt_BR
dc.subject Competência comunicativa pt_BR
dc.title O ensino da gramática normativa: uma questão a ser repensada pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta