Resumo:
Este estudo trata do ensino da Geografia no Ensino Fundamental na busca de compreender as estratégias adotadas durante a pandemia da Covid 19 para a continuidade das aulas da disciplina no período de implementação do ensino remoto emergencial. Dessa forma, a pesquisa teve por objetivo analisar o ensino de Geografia e os impactos da pandemia Covid19 na Escola Municipal Ensino Fundamental Vereadora Neusa Pereira da Silva em Pilões-PB. A metodologia da pesquisa se baseou na abordagem de características mistas que envolvem os métodos de estudos quantitativos e qualitativos. Sendo assim, os resultados identificaram que houve grandes dificuldades para alunos e professores; porém, também ocorreram avanços de uso da tecnologia para fins educacionais. É Importante ressaltar que os docentes e discentes sofreram com a precariedade do atendimento da rede de internet. Enfim, o ensino remoto ainda não possibilitou o processo de aprendizagem para todas as camadas da sociedade perante as desigualdades sociais que afetam a disponibilidade de rede de internet estável para todo a população. Porém, a Geografia apresenta-se com a função de refletir como as desigualdades sociais afetaram o processo de ensino e aprendizagem no modelo remoto.
Descrição:
CARVALHO, S. P. F. de. Desafios e perspectivas do ensino de Geografia na pandemia da Covid-19 a partir da realidade da Escola Municipal Vereadora Neusa Pereira da Silva. 2022. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.