dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância das metodologias ativas para o ensino da Língua Espanhola, as quais se constituem como metodologias educacionais inovadoras em que o aluno será o protagonista na aprendizagem. Como objetivo específico, buscamos analisar e refletir, através de obras de autores, a importância destas metodologias e os benefícios de sua aplicação em aulas de língua estrangeira, visando proporcionar ao aluno uma formação ativa, estimulando a sua autonomia e a construção de conhecimentos significativos de maneira colaborativa, garantindo a aprendizagem da língua, como também sua formação educacional e pessoal. Este trabalho é de caráter qualitativo e bibliográfico, tendo como referencial teórico: Fernández (2010), Feuerstein e Falik (2014), Freire (2015), Moran (2019), Oliveira
(2020), entre demais estudiosos que contribuem para a reflexão acerca da aprendizagem ativa e do ensino do espanhol. Os resultados do presente trabalho trazem possibilidades de aplicação das metodologias durante o ensino do idioma. Deste modo, exemplificamos duas atividades pautadas nas mesmas através dos métodos Jigsaw Classroom (Sala de Aula Quebra Cabeça) e Rotação por Estações, que possibilitam ao aluno uma
aprendizagem ativa e significativa da Língua Espanhola. |
pt_BR |