dc.description.abstract |
Ao longo da história, a educação e a escola vem mudando e se adaptando às evoluções tecnológicas presentes na sociedade. O currículo escolar vem sofrendo modificações e uma delas foi a inserção de uma nova disciplina no Ensino Médio da rede estadual de ensino da Paraíba “Projeto de Vida”, que tem como objetivo colocar o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado e de sua própria vida. Pensando nisso, esse trabalho apresenta alguns conceitos importantes, como: o que é a aprendizagem ativa, o que vem a ser o aluno protagonista e qual a importância do professor mediador. Explica também a disciplina Projeto de Vida e como essa se compõe, ademais de abordar as competências socioemocionais e como os usos das tecnologias digitais proporcionam o protagonismo do aluno. Pensando nisso, metodologia foi de cunho qualitativo/quantitativo, com a ajuda de uma pesquisa de campo com os alunos protagonistas do 2º ano “A” para saber seu nível de motivação com a disciplina. Para coleta destes dados, foi aplicado um formulário online para saber como os alunos se sentiam em relação a esse novo método de ensino. Para embasar a pesquisa bibliográfica, fez-se uso de alguns autores (as), como, Anastácio (2021), Crucio (2019). Souza (2019), entre outros, que abordam em seus trabalhos as questões aqui abordadas. Concluímos que a disciplina Projeto de Vida, veio como um grande bônus para o currículo do Ensino Médio, possibilitando a vivência de modo autônomo dos alunos. |
pt_BR |