Resumo:
A história em quadrinhos (HQ) é um gênero de linguagem verbal e não-verbal, também conhecida como linguagem mista. Por longos anos a HQ foi discriminada e afastada do meio infantil e infanto-juvenil, bem como da sala de aula, pois era vista pela aristocracia como um meio de distanciar as crianças e os jovens da leitura, contribuindo para o déficit da aprendizagem dos alunos. Após muitos acontecimentos e renegação, as HQ’s começaram a adentrar nas escolas sendo utilizadas em livros didáticos, estimulando à leitura no meio estudantil. Assim, por acreditar-se que as histórias em quadrinhos são importantes, o presente trabalho tem como finalidade analisar as histórias em quadrinhos como um recurso pedagógico atrativo para auxiliar na formação do leitor e no desenvolvimento da escrita, criatividade e criticidade. Desse modo, nos questionamos como as histórias em quadrinhos podem contribuir positivamente para o ensino/aprendizagem do leitor? Pretende-se responder a essa pergunta através de uma investigação subsidiada por pesquisa bibliográfica tendo como fundamentação teórica baseada em Bakhtin (2003), Vergueiro (2020), Ramos (2021), entre outros. Dessa maneira, evidenciou-se que a história em quadrinhos pode ser um forte instrumento pedagógico para o crescimento e aprimoramento cognitivo do leitor.
Descrição:
LINHARES, Raíssa Flávia Dutra. A importância das histórias em quadrinhos na formação do leitor. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras). Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.