Resumo:
Os tempos mudaram e esta mudança afetou, diretamente, a realidade do ensino. No processo ensino-aprendizagem isto é muito evidente e solicita que o professor tenha domínio e saiba conduzir suas aulas em meio a este terreno profícuo. Este trabalho busca apresentar algumas reflexões sobre a importância da docência através da experiência do Estágio Supervisionado I (observação) em Geografia. A escolha pelo Estágio I deve-se ao fato de melhor acompanharmos a metodologia, a vivência na prática e outros comportamentos para nossa análise através da observação. Metodologicamente, adotamos a pesquisa participante, juntamente com a vivência durante o estágio na E. E. E. F. M. Antonieta Correia de Menezes localizada no município de Pilões-PB. Assim, o Estágio Supervisionado se efetiva muito além de um componente curricular, sendo uma etapa de suma importância na formação do indivíduo por esta contemplar profundamente a construção dos saberes/fazeres comum ao papel do professor. Vale ressaltar, muitas são as dificuldades durante esta caminhada de formação inicial, uma vez que estagiar é mergulhar em uma jornada que solicita ação e formação simultaneamente. Portanto, ressaltamos que o caminho é longo para formar um professor, mesmo isso sendo um grande desafio, sobretudo para a formação inicial, realizar o Estágio Supervisionado é uma das formas de trazer para si a construção de possibilidades de ensinar e aprender Geografia na escola, oportunizando um ensino mais prazeroso e que imprima nos discentes o desejo e a curiosidade pelo conhecimento geográfico.
Descrição:
SOUZA, A. C. de. Primeiras impressões da realidade docente: narrativas de estágios supervisionado em Geografia. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.