dc.contributor.author |
Souza, Ana Claudia Alves de |
|
dc.date.accessioned |
2022-07-28T13:01:57Z |
|
dc.date.available |
2022-07-28T13:01:57Z |
|
dc.date.issued |
2022-03-24 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.225 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27170 |
|
dc.description |
SOUZA, A. C. de. Primeiras impressões da realidade docente: narrativas de estágios supervisionado em Geografia. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os tempos mudaram e esta mudança afetou, diretamente, a realidade do ensino. No processo ensino-aprendizagem isto é muito evidente e solicita que o professor tenha domínio e saiba conduzir suas aulas em meio a este terreno profícuo. Este trabalho busca apresentar algumas reflexões sobre a importância da docência através da experiência do Estágio Supervisionado I (observação) em Geografia. A escolha pelo Estágio I deve-se ao fato de melhor acompanharmos a metodologia, a vivência na prática e outros comportamentos para nossa análise através da observação. Metodologicamente, adotamos a pesquisa participante, juntamente com a vivência durante o estágio na E. E. E. F. M. Antonieta Correia de Menezes localizada no município de Pilões-PB. Assim, o Estágio Supervisionado se efetiva muito além de um componente curricular, sendo uma etapa de suma importância na formação do indivíduo por esta contemplar profundamente a construção dos saberes/fazeres comum ao papel do professor. Vale ressaltar, muitas são as dificuldades durante esta caminhada de formação inicial, uma vez que estagiar é mergulhar em uma jornada que solicita ação e formação simultaneamente. Portanto, ressaltamos que o caminho é longo para formar um professor, mesmo isso sendo um grande desafio, sobretudo para a formação inicial, realizar o Estágio Supervisionado é uma das formas de trazer para si a construção de possibilidades de ensinar e aprender Geografia na escola, oportunizando um ensino mais prazeroso e que imprima nos discentes o desejo e a curiosidade pelo conhecimento geográfico. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Angélica Mara de Lima Dias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Estagio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial |
pt_BR |
dc.title |
Primeiras impressões da realidade docente: narrativas de estágios supervisionado em Geografia |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |