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A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) junto a uma rede de dados on-line ampliaram e democratizaram o uso das tecnologias digitais, configurando um novo cenário na sociedade, trazendo novos espaços de interação virtual onde surgiram novos gêneros digitais. Nessa atual configuração, as modernizações chegaram ao âmbito escolar trazendo mudanças e desafios para os professores (as) de Língua Portuguesa, no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem, havendo a necessidade de adequar as práticas didático-pedagógicas para atender as exigências da escola frente à atualidade. Nessa perspectiva, buscando a exploração de diferentes usos da linguagem nesse cenário tecnológico, destaca-se o meme, que pela sua própria natureza interativa pressupõe um papel mais ativo para o leitor pela conjuntura de multissemioses que se estabelece e que pode ter diferentes finalidades. Logo, o objetivo geral desse trabalho centrou-se em: analisar os memes da internet e suas contribuições para a formação do sujeito na era digital. Em consonância com este objetivo geral elegeu-se outros três específicos, os quais foram: discutir as multissemioses e multimodalidades das novas textualidades da contemporaneidade, enfatizar a utilização dos memes como ferramenta didático-pedagógica e discutir a importância do estudo dos gêneros digitais para os alunos. Para isso, realiza-se então, uma pesquisa do tipo bibliográfica, com abordagem qualitativa, utilizando-se de livros e periódicos para fazer a abordagem. No que tange ao embasamento teórico-metodológico, esse estudo tem como principais autores Kenski (2007) para discutir sobre as evoluções das tecnologias; Soares-Leite (2012) para discussão sobre a chegada das TICs no âmbito escolar e seus impactos; Magda Soares (2002; 2009) trazendo reflexões sobre os processos de letramento; Roxane Rojo (2012; 2015) trazendo reflexões sobre as novas modalidades de linguagens; Dawkins (2007) trazendo a teoria sobre os memes enquanto unidades de transmissão cultural; Horta (2015) sobre a origem dos memes no contexto digital; Recuero (2009) trazendo reflexões sobre os atores sociais e produtores de conteúdos na internet; dentre outros. A realização dessa pesquisa possibilitou constatar que os memes possuem características que possibilitam os processos de letramento digital enquanto ferramenta didático-pedagógica em sala de aula por envolverem o uso de diferentes linguagens, processos de leitura, escrita/produção de sentido e exigir que os alunos lidem também com diferentes ideologias e culturas a fim de que possam construir saberes e posicionamentos enquanto usuários que recebe e produz esse gênero nas redes sociais. Dessa forma, consideramos que esse gênero possa contribuir para o desenvolvimento crítico-reflexivo do aluno pois esses textos possuem cargas ideológicas e intertextuais a partir da junção de elementos multimodais e multissemióticos e exigem dos leitores o desenvolvimento de novas capacidades cognitivas tanto para a compreensão do texto em sua construção no suporte digital, como também que eles saibam fazer uma leitura que questione os discursos neles envolvidos. |
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