Resumo:
O presente trabalho pretende analisar a situação da educação especial pública no contexto da pandemia da COVID-19. Com a propagação alastrante da doença, uma das primeiras medidas de distanciamento social foi a suspensão das aulas presenciais o que levou as escolas a migrarem para o ensino remoto. Nesse estudo objetiva-se discutir acerca da realidade dos alunos com necessidades especiais de escola pública, identificando as principais dificuldades encontradas nesse processo e apresentando as metodologias desenvolvidas pelos profissionais da educação para superá-las. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de Casagrande (2009), Unglaub e Lopes (2021), Rodriguez et al (2021) e entre outros teóricos que ajudam a compreender a importância de discutir e implementar políticas eficazes de educação inclusiva em todos os ambientes de ensino seja ele virtual ou presencial. Desta forma podemos compreender a importância da adoção de políticas públicas que garantam os direitos dos alunos com necessidades especiais bem como o papel da escola e da família no processo de ensino aprendizagem.
Descrição:
SILVA, Jessica Laiza da. Os desafios da educação inclusiva para alunos do ensino público em tempos de pandemia. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha. 2022.