UEPB - Repositório Digital

A prática docente em tempos de pandemia: uma nova forma de ensinar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Ritchie Mendes de
dc.date.accessioned 2022-07-29T13:21:07Z
dc.date.available 2022-07-29T13:21:07Z
dc.date.issued 2022-07-29
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27185
dc.description LIMA. Ritchie Mendes de. A prática docente em tempos de pandemia: uma nova forma de ensinar. 2022. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A Pandemia causada pelo Novo Coronavirus trouxe muitos desafios à vida das pessoas, que tiveram de conviver e se reinventar diante de um vírus assustador e letal. No âmbito da educação não foi diferente, alunos, professores e demais profissionais da educação foram provocados a pensar estratégias para minimizar os danos causados pelo fechamento das escolas e pelo isolamento social, e assim os professores inovaram seu modo de lecionar. Nesse sentido, a sala de aula concreta passou a assumir diferentes configurações: o ambiente doméstico dos alunos, plataformas virtuais, grupos de Whatsapp, redes sociais, entre outros suportes. Com isso, o modelo utilizado antes da pandemia passou por um processo de ressignificação, planos de ensino remoto emergenciais foram elaborados, ajustados e ampliados de acordo com os desafios e necessidades educacionais, principalmente, nos anos de 2021 e 2022, quando o Brasil e o mundo viviam a experiência dolorosa da doença. Dessa forma, este trabalho tem como intenção refletir sobre os desafios dos professores durante a Pandemia imposta pela COVID-19. E isso justifica a escolha do tema, visto que os docentes foram expostos a uma realidade que exigia atitudes de reflexão e ação, um novo jeito de ensinar e aprender. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo versa sobre uma pesquisa bibliográfica aplicada às principais teorias que norteiam o referido tema. Para isto, recorremos aos estudos De Arruda Aranha (2006), Spanhol, (2018), Byrareddy (2020), De oliveira (2020), Neto (2021), Rad (2021), Dos Santos (2022), Marques (2022), dentre outros. Esperamos que este trabalho possa provocar uma reflexão sobre os desafios, mudanças e impactos causados pela Pandemia à educação, especialmente no fazer do professor em sala de aula, considerando que os resultados deste estudo apontam para os desafios e dificuldades dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, que imergiram, assim como a família, de forma muito acentuada na educação remota. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Maria Fernandes de Andrade Praxedes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Desafios pt_BR
dc.title A prática docente em tempos de pandemia: uma nova forma de ensinar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta