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A Pandemia causada pelo Novo Coronavirus trouxe muitos desafios à vida das pessoas, que tiveram de conviver e se reinventar diante de um vírus assustador e letal. No âmbito da educação não foi diferente, alunos, professores e demais profissionais da educação foram provocados a pensar estratégias para minimizar os danos causados pelo fechamento das escolas e pelo isolamento social, e assim os professores inovaram seu modo de lecionar. Nesse sentido, a sala de aula concreta passou a assumir diferentes configurações: o ambiente doméstico dos alunos, plataformas virtuais, grupos de Whatsapp, redes sociais, entre outros suportes. Com isso, o modelo utilizado antes da pandemia passou por um processo de ressignificação, planos de ensino remoto emergenciais foram elaborados, ajustados e ampliados de acordo com os desafios e necessidades educacionais, principalmente, nos anos de 2021 e 2022, quando o Brasil e o mundo viviam a experiência dolorosa da doença. Dessa forma, este trabalho tem como intenção refletir sobre os desafios dos professores durante a Pandemia imposta pela COVID-19. E isso justifica a escolha do tema, visto que os docentes foram expostos a uma realidade que exigia atitudes de reflexão e ação, um novo jeito de ensinar e aprender. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo versa sobre uma pesquisa bibliográfica aplicada às principais teorias que norteiam o referido tema. Para isto, recorremos aos estudos De Arruda Aranha (2006), Spanhol, (2018), Byrareddy (2020), De oliveira (2020), Neto (2021), Rad (2021), Dos Santos (2022), Marques (2022), dentre outros. Esperamos que este trabalho possa provocar uma reflexão sobre os desafios, mudanças e impactos causados pela Pandemia à educação, especialmente no fazer do professor em sala de aula, considerando que os resultados deste estudo apontam para os desafios e dificuldades dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, que imergiram, assim como a família, de forma muito acentuada na educação remota. |
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